1 - Marcovan Porto - biólogo
Mestre, Doutor e Pós-doutorado em Ciências, com ampla atuação na área das Ciências Ambientais;
Sólida experiência em Processos de Licenciamento Ambiental
Sólida experiência em gerenciamento de recursos humanos
Sólida experiência na elaboração de projetos educacionais, incluindo elaboração, desenvolvimento e implantação de Projetos Políticos Pedagógicos para cursos de graduação e pós-graduação
Sólida experiência na coordenação de projetos sócio ambientais
Sólida experiência na coordenação de cursos universitários de extensão, graduação e pós-graduação
Experiência em Planejamento e Gestão de projetos, incluindo uso de ferramentas de gestão como o Project 2013
Sólida experiência na área comercial nos segmentos de Gestão Ambiental e Educacional
Principais Experiências Profissionais
CIBER EQUIPAMENTOS
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração e acompanhamento do projeto de Licenciamento Ambiental. Elaboração e acompanhamento do projeto de Outorga de Uso de Recursos Hídricos. Assessoria na implantação do projeto de tratamento de efluentes de águas residuais de oficina mecânica. Assessoria em questões ambientais em geral.
Período de Atuação: desde maio de 2013.
TRUSHER COLETA DE RESÍDUOS ESPECIAIS
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração e acompanhamento do projeto de Renovação da Licença Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro - SMAC. Assessoria na implantação e execução de projeto sócio ambiental nas comunidades do Complexo de Manguinhos. Assessoria em questões ambientais em geral.
Período de Atuação: desde maio de 2013.
Hospital Santa Casa da Misericórdia do rio de janeiro
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração e acompanhamento da implantação do Programa de Gestão de Recursos Sólidos da Saúde.
Período de Atuação: desde abril de 2014.
IBMR – LAUREAT UNIVERSITIES
Função: Diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação
Atividades: Elaboração e implantação dos Programas de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da universidade. Gestão de recursos humanos. Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Assessoria em questões educacionais em geral.
Período de Atuação: fevereiro de 2010 a junho de 2012.
CEMIG, CODEVASF, Vale do Rio Doce, Petrobrás, Odebrecht, CPRM
Função: Coordenador de Equipe
Atividades: Trabalhos de campo e elaboração de relatórios técnicos para elaboração de EIA-RIMA na área de Zoologia no norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil.
Período de Atuação: Diverso entre 1990 e 2002.
2 - Beatriz de Carvalho Penna – doutora em geologia ambiental
Bióloga e guia de turismo especializada em ecologia
Trabalha em Educação Ambiental há mais de 30 anos.
Atuou como consultora da área ambiental nos estados do Amazonas, Goiás, Pará, Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Sólida experiência em educação ambiental
Sólida experiência na coordenação de projetos socioambientais
Sólida experiência em criação de materiais didáticos e paradidáticos
Sólida experiência em processos de licenciamento ambiental
Experiência em gestão pública na área de saneamento e controle de vetores
Experiência em design permacultural, horticultura orgânica, bioconstrução e redes sociais para sustentabilidadeMembro do Comitê da Baía de Guanabara /CBH-BG pelo Instituto Walden, do Instituto Paquetá Sustentável e do Cidades em transição - Rio de Janeiro - CTRio.
Principais Experiências Profissionais:Como Coordenadora de Projetos: Plano de Manejo do Parque Natural do Gericinó para Prefeitura de Nilópolis; Projeto de Revitalização do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí - PETROBRAS e projeto Amável - a Mata Atlântica Sustentável para a VOTORANTIM SIDERURGIA. Gerencia e Execução de diversos projetos no sul de Minas em convênio SEMAD, SEBRAE - MG e FUNBIO/MMA.Como Consultora na área ambiental: Coordenou e integrou a equipe a Avaliação de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de projetos de Mineração em Goiás e Tocantins. Elaborou e implantou a Campanha de Comunicação e Mobilização para Coleta Seletiva para a Prefeitura de Manaus/AM e do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental em rodovias no Tocantins (SETO/BID). Fez parte da equipe de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Participou da elaboração do Plano de Uso Público do MONA do Pão de Açúcar e dos Parques Municipais da Prainha e Grumari – SMAC – Rio de Janeiro. Atuou em licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários no Rio de Janeiro e Búzios.Em Unidades de Conservação: coordenou o programa de educação ambiental do Parque Est. do Desengano; elaborou a concepção técnica do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Pedra Branca - Fundação Roberto Marinho - IEFRJ, o Projeto Interpretativo e de Consolidação de trilhas do Parque Municipal de Nova Iguaçu; e criação e implantação do Parque Estadual de Luís Alves no Araguaia. Coordenadora do Conselho Gestor da APA da Serra da Mantiqueira - ICMBio. Membro do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara - CBH-BG desde 2010.
3 - Martha Carvalho Moraes Sarmento -mestre em conservação e manejo de vida silvestre.
Graduação em Medicina Veterinária
Experiência em Investigação e Tecnologia Animal e em Consultório Veterinário de Pequenos Animais. Como Educadora Ambiental, trabalhou pela Sondotécnica Engenharia, na FBCN – Fundação Brasileira de Conservação da Natureza, e no Projeto Cidadania Ambiental, convênio PETROBRAS/UFRJ, entre outros. Na Fundação Vitória Amazônica em Manaus/AM, coordenou projetos socioambientais junto à WWF . Como coordenadora da Agenda 21 de Goiânia e no Projeto Meia Ponte do Instituto Dom Fernando auxiliou a implantação do Núcleo de Industrial de MARTHA CARVALHO MORAES SARMENTO - Mestre em Conservação e Manejo de Vida Silvestre e Graduação em Medicina Veterinária
Sólida Experiência como veterinária
Sólida Experiência em consultoria na área de socioeconomia e biologia da conservação
Experiência em educação ambiental
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Pesquisadora associada nos trabalhos publicados:
“Percepción sobre la vida silvestre desde diversas visiones religiosas: Una herramienta para promover la educación ambiental en la Península de Osa”, Costa Rica, 2012
“Evaluación Ambiental y Genética de Sitios con Presencia de la Fibropapilomatosis en Poblaciones de Chelonia mydas”, Costa Rica, 2011.
“Avaliação de Resultados da Técnica de Punção Folicular Guiada por Ultra-Sonografia e Produção in vitro de Embriões em Bovinos Nelores (Bos indicus indicus) de uma Propriedade Rural”, Araçatuba – SP, 2003.
Participação na pesquisa sobre Conservação e Manejo de Fauna Silvestre na área do Projeto Hidrelétrico El Diquís, para o conhecimento da dispersão da fauna local após a inundação, considerando a visão dos moradores e mapeando áreas de conectividade florestal para esta dispersão, na cidade de Buenos Aires de Puntarenas em Costa Rica, como parte do curso Integrado de Investigação e Extensão do Mestrado em Conservação e Manejo de Vida Silvestre da Universidade Nacional, Costa Rica. 2011.
Participação no II Congresso Internacional de Ecologia de Doenças e Medicina da Conservação da Associação Mexicana de Medicina da Conservação Kalaankab, em Querétaro, México. 2011.
Pesquisa de campo para Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Gasoduto Rio de Janeiro - Belo Horizonte, Brasil, (GASBEL II) da PETROBRAS. 2006
Participação no XIV Congresso da Sociedade Mesoamericana para a Biologia e Conservação, realizado de 8 a 12 de novembro. San José, Costa Rica. 2010.
Monitora de educação ambiental no borboletário e ranário do INBioparque, que pertence a associação privada do Instituto Nacional de Biodiversidade (INBio), Santo Domingo de Heredia, Costa Rica. 2009.
Estágio no Centro de Investigação e Tecnologia Animal; Fazenda da Universidade Estácio de Sá, Magé, Rio de Janeiro.
Estágio e coleta de dados na Fazenda Terra Boa – Araçatuba, São Paulo, Brasil.
Responsável Técnica do Pet Shop Bicho Chic, localizado na Rua Uberaba 49, Grajaú – Rio de Janeiro. E Veterinária Autônoma de Consultório Veterinário de Pequenos Animais.
Monitora da disciplina de Anatomia Comparada dos Animais Domésticos II, Professor Marco Aurélio; Universidade Estácio de Sá.
Participação na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal; realizada em Duque de Caxias – Rio de Janeiro, Brasil.
Reciclagem, Horto de Plantas Medicinais e Escola de Circo. Moderadora do II Congresso Pan-americano de Educação Ambiental organizado pela Wildlife Conservation Society. Trabalhou como assessora de educação ambiental no Programa de Consolidação dos Parques do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara - PDBG (SEMADS/PNUD) tendo participado da instalação do Projeto Corredor Ecológico Sambê–Santa Fé como consultora do PDBG.
Experiência em Licenciamento Ambiental e projetos de educação ambiental
Sólida experiência em biologia da conservação e manejo de vida silvestre
4 - Anne Sueli Diniz Gonçalves - Engenheira Agrônoma
Experiente Paisagista; Pós-Graduada em Planejamento e Gestão Ambiental;
Especializada em produção, controle de qualidade e beneficiamento de sementes e de produtos agrícolas;
Vasto e profundo conhecimento de Ciências Agrárias e técnicas de cultivo e produção de inúmeras espécies vegetais;
Experiência em Processos de Licenciamento Ambiental;
Ampla experiência em Fiscalização e Gestão de Contratos Públicos;
Domínio total nas práticas de reflorestamento, de recuperação e conservação de áreas degradadas, de supressão vegetal e de controle de pragas e doenças fitossanitárias;
Sólida experiência na área comercial e vasto conhecimento técnico agrícola e no segmento de Agribusiness.
Principais Experiências Profissionais
SECRETARIA DE GESTÃO DA CASA CIVIL DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Função: Engenheira Agrônoma / DAS nível 6.
Atividades: Fiscalização e gestão de contratos públicos voltados para as áreas de Engenharia, Conservação e Manutenção Predial; Elaboração e acompanhamento de Termos de Referência e acompanhamento de processos licitatórios públicos; Gestão de pessoas, equipes de trabalho em campo.
Período de Atuação: desde setembro de 2011.
CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (GRUPO ELETROBRÁS)
Função: Engenheira Agrônoma – Consultoria Ambiental e Agronômica – Prestação de Serviços
Atividades: Consultoria agronômica relacionada aos projetos paisagísticos nas Unidades da Ilha do Fundão e de Adrianópolis; Responsável técnico pelas supressões vegetais e respectivas medidas compensatórias; Licenças de Operação e Licenciamento Ambiental; Gerenciamento e Gestão da Prestação de Serviços de Manutenção das áreas verdes.
Período de Atuação: desde janeiro de 2010.
LÍRIO PAISAGISMO E SERVIÇOS GERAIS LTDA.
Função: Engenheira Agrônoma - Consultoria Ambiental e Agronômica
Atividades: Responsável pelo Marketing e Responsável Técnico por serviços de Manutenção das áreas verdes das Usinas de Energia Elétrica de Furnas, referentes às Estações de Santa Cruz, de Jacarepaguá, de Angra dos Reis e do Grajaú (35 funcionários). Planejamento, execução e manutenção de projetos paisagísticos em condomínios, shoppings e residências particulares. Planejamento e execução de reflorestamento, arborização e recuperação de áreas degradadas. Supressão de espécies arbóreas devidamente autorizadas pelos órgãos de competência.
5 - Marcio Guedes - arquiteto
Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com ampla atuação na área de conforto ambiental e eficiência energética
Sólida experiência na elaboração, desenvolvimento e coordenação de projetos de arquitetura e urbanismo
Sólida experiência na área de educação técnica
Experiência na elaboração de plantas para projetos de Licenciamento Ambiental
Experiência em Processos de Licenciamento Ambiental
Experiência em Planejamento e Gestão de projetos
Sólida experiência no uso de Autocad
Principais Experiências Profissionais
SENAI/RJ
Função: Diretor do centro de Construção Civil
Atividades: Elaboração e acompanhamento da execução de projetos de construção de escolas técnicas, ginásios poliesportivos e prédios em geral. Implantação do Programa de Qualidade Total.
Período de Atuação: 15 anos.
SESI NACIONAL
Função: Chefe do serviço de arquitetura e urbanismo
Atividades: Elaboração, acompanhamento e execução de projetos de construção e reforma de escolas técnicas, ginásios poliesportivos e prédios em geral.
Período de Atuação: 10 anos.
CANAL DO INCENTIVO CONSULTORIAL EMPRESARIAL LTDA.
Função: Consultor em Meio Ambiente e Urbanismo
Atividades: Elaboração e acompanhamento de projetos de Licenciamento Ambiental e Licença de Obras. Elaboração de Plantas corporativas para legalização nos órgãos ambientais
Período de Atuação: desde agosto de 2013.
SANTA ANA ARQUITETURA
Função: Sócio gerente
Atividades: Gerenciamento de Projetos de construção e reforma de casas e empreendimentos corporativos. Elaboração e acompanhamento de projetos de urbanismo. Elaboração de Plantas corporativas para legalização nos órgãos ambientais.
Período de Atuação: desde janeiro de 1998.
RPeotta/PROGEN, FABRIC, Resbritec Construções, Edifício Cielo Vita
Função: Consultor em projetos de arquitetura para atendimento a legislação ambiental
Atividades: Trabalhos de elaboração de plantas de espaços e equipamentos e equipamentos ambientais
Período de Atuação: Diverso desde 2011.
6 - Ana Paula Aguiar da Costa – arquiteta
Mestre em Arquitetura e Urbanismo, com ampla atuação na área de conforto ambiental e eficiência energética
Especialização em Gestão de Projetos pela COPE Rio
Sólida experiência na elaboração, desenvolvimento e coordenação de projetos de arquitetura e urbanismo
Sólida experiência na elaboração, desenvolvimento e coordenação de projetos de design de interiores com ênfase em conforto ambiental nas áreas residencial, comercial e corporativa
Experiência na elaboração de plantas para projetos de Licenciamento Ambiental
Experiência em Processos de Licenciamento Ambiental
Experiência em docência
Experiência em Planejamento e Gestão de projetos, incluindo uso de ferramentas de gestão como o Project 2013
Sólida experiência no uso de Autocad
Principais Experiências Profissionais
IBMR – LAUREAT UNIVERSITIES
Função: Arquiteta
Atividades: Elaboração e acompanhamento da execução de projetos de construção de laboratórios dos cursos da Escola de Saúde e da Escola de Gastronomia.
Período de Atuação: 2010 a 2012.
SENAC RIO
Função: Docência
Atividades: Instrutora do curso de Design de Interiores.
Período de Atuação: desde maio de 2012.
CANAL DO INCENTIVO CONSULTORIAL EMPRESARIAL LTDA.
Função: Consultor em Meio Ambiente e Urbanismo
Atividades: Elaboração e acompanhamento de projetos de Licenciamento Ambiental e Licença de Obras. Elaboração de Plantas corporativas para legalização nos órgãos ambientais
Período de Atuação: desde agosto de 2013.
SANTA ANA ARQUITETURA
Função: Sócia gerente
Atividades: Gerenciamento de Projetos de construção e reforma de casas e empreendimentos corporativos. Elaboração e acompanhamento de projetos de urbanismo. Elaboração de Plantas corporativas para legalização nos órgãos ambientais.
Período de Atuação: desde janeiro de 1998.
RPeotta/PROGEN, FABRIC, Resbritec Construções, Edifício Cielo Vita
Função: Consultor em projetos de arquitetura para atendimento a legislação ambiental
Atividades: Trabalhos de elaboração de plantas de espaços e equipamentos e equipamentos ambientais.
Período de Atuação: Diverso desde 2011.
7- Alberto Ferreira - biólogo
Especialista em Gestão Ambiental, com ampla atuação na área de Resíduos Sólidos
Sólida experiência em Processos de Licenciamento Ambiental
Sólida experiência de Gerenciamento de Departamentos de Meio Ambiente de Empresas do setor de bebidas e de lixo extraordinário.
Sólida experiência em gerenciamento de recursos humanos
Sólida experiência em Auditoria Ambiental
Experiência na coordenação de projetos sócio ambientais
Experiência em Planejamento e Gestão de projetos
Experiência na área comercial no setor de Resíduos sólidos da Saúde
Principais Experiências Profissionais
COCA COLA
Função: Gerência de Meio Ambiente
Atividades: Auditor Ambiental dos processos de gestão da empresa. Assessoria em questões ambientais em geral.
Período de Atuação: de 1995 a 2011.
TRUSHER COLETA DE RESÍDUOS ESPECIAIS
Função: Gerente de Meio Ambiente
Atividades: Auditoria Ambiental. Gestão de recursos humanos, elaboração e acompanhamento do projeto de Renovação da Licença Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro - SMAC. Assessoria na implantação e execução de projeto sócio ambiental nas comunidades do Complexo de Manguinhos. Assessoria em questões ambientais em geral.
Período de Atuação: desde 2012.
Hospital Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração e acompanhamento da implantação do Programa de Gestão de Recursos Sólidos da Saúde.
Período de Atuação: desde abril de 2014. Assessoria em questões ambientais em geral.
Escola de oficiais do corpo de bombeiros do rio de janeiro
Função: Docente
Atividades: Professor de disciplinas relacionadas à gestão ambiental.
Período de Atuação: desde 2011.
8 - Marcia Chame - bióloga
Principais Experiências Profissionais
FIOCRUZ
Função: Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa
Atividades: Membro titular do Conselho Nacional da Biodiversidade, representante do Ministério da Saúde. Representante da FIOCRUZ para a Biodiversidade no GRUPO DE TRABALHO PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EM SAÚDE -AISA, Ministério da Saúde, Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro de Estado - Divisão de Análise Técnica. Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente, Câmara Técnica de Saúde e Ambiente. Membro do Grupo de Trabalho para temática Graduação em Saúde Pública. Docência em disciplina de Ecologia para graduação e pós-graduação.
Período de Atuação: desde 1987.
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
Função: Consultor, Membro de Comitês e Comissões
Atividades: Membro Titular do Comitê coordenador do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade - Probio II. Membro de comitê assessor - Câmara Técnica Temporária de Coleções Científicas Biológicas. Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Comissão Nacional de Biodiversidade/Conabio. Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Comissão Coordenadora do Programa Nacional da Biodiversidade Pronabio.
Período de Atuação: desde de 2001.
Fundação Museu do Homem Americano, FUMDHAM, Brasil.
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Coordenadora e pesquisadora do Projeto "Sistema de Informação geográfica do Parque Nacional Serra da Capivara" - Financiamento de Cooperação Ïtalo-brasileira Ecoscambio/Legambiente/Pangea e Fundação Museu do Homem Americano/ Fundação Oswaldo Cruz.Período de Atuação: desde 1998.
9 - Alcides Pissinatti - biólogo
Principais Experiências Profissionais
INSTITUTO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - INEA
Função: Chefe do Centro de Primatologia do RJ
Atividades: Elaboração e acompanhamento de projetos de conservação de espécies ameaçadas. Pesquisa científica com primatas. Gestão da Estação Ecológica Estadual do Paraíso. Assessoria em questões ambientais em geral.
Período de Atuação: desde 1972.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA
Função: Consultor em Biodiversidade
Atividades: Membro de Comitês para preservação de espécies ameaçadas.
Período de Atuação: desde de 2011.
UNIFESO, PLINIO LEITE, UFF
Função: Pesquisa e Docência
Atividades: Assessoria em questões educacionais em geral. Docência e pesquisa.
Período de Atuação: 1996.
10 - Christina Thereza Bassani Teixeira - bióloga
Principais Experiências Profissionais
Instituto Chico Mendes, ICMBIO, Brasil
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração e acompanhamento da implantação do Programa de Gestão Ambiental.
Período de Atuação: desde 2013.
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, IEAPM, Brasil.
Função: Pesquisa e Docência
Atividades: Elaboração e execução de projetos em Biologia Marinha voltados para a conservação dos recursos naturais. Assessoria em questões ambientais.
Período de Atuação: 1983 a 1986.
(ABBM)Associação Brasileira de Biologia Marinha.
Função: Comitê Assessor
Atividades: Elaboração de pareceres sobre projetos em Biologia Marinha voltados para a conservação dos recursos naturais. Assessoria em questões ambientais e geral.
Período de Atuação: desde 2007.
UGF, FAMATH e FERLAGO
Função: Pesquisa e Docência
Atividades: Elaboração e implantação de projetos de pesquisa e extensão. Assessoria em questões educacionais em geral. Docência
Período de Atuação: desde 1985.
11 - Cristiane da Silveira Fiori – bióloga
Principais Experiências Profissionais
Pangea Soluções Ambientais
Função: Consultora em Meio Ambiente. Atividades: Coordenação Técnica de Campanhas de Monitoramento Ambiental de unidades de Produção de Petróleo na Bacia de Campos. Elaboração de Diagnóstico Ambiental (Meio Biótico) em processos de EIA Rima.
Período de Atuação: desde 2009.
INLET AMBIENTAL.
Função: Consultora em Meio Ambiente
Atividades: Coordenação Técnica de Campanhas de Monitoramento Ambiental.
Período de Atuação: desde 2009.
UGF e FAMATH
Função: Pesquisa e Docência
Atividades: Elaboração e implantação de projetos de pesquisa e extensão. Assessoria em questões educacionais em geral. Docência
Período de Atuação: desde 1985.
12 - Carlos Eduardo da Silva Verona - médico veterinário e biólogo
Principais Experiências Profissionais
Associação Mico Leão Dourado, AMLD, Brasil
Função: Pesquisador
Atividades: Coordenação de atividades de campo. Monitoramento Ambiental.
Período de Atuação: 1996-1998.
Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação, TRIADE
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração de pareceres sobre projetos em voltados para a conservação de espécies ameaçadas. Assessoria em questões ambientais e geral.
Período de Atuação: desde 2012.
UERJ, UGF, UNESA e FUNDAÇÃO SÃO CAMILO
Função: Docência e pesquisa.
Atividades: Docência
Período de Atuação: desde 2004.
12 - Arlindo Serpa Filho - biólogo
Principais Experiências Profissionais
FIOCRUZ
Função: Docência e pesquisa
Atividades: Comissão de para atividades de Saúde Ambiental, Educação e Saúde. Docência em disciplina de Ecologia para pós-graduação. Atividades de extensão.
Período de Atuação: desde 1987.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA
Função: Consultor em Meio Ambiente
Atividades: Elaboração de pareceres sobre projetos em voltados para a conservação de espécies ameaçadas. Assessoria em questões ambientais e geral.
Período de Atuação: desde 2012.
UERJ, UGF, UNESA e FUNDAÇÃO SÃO CAMILO
Função: Docência e pesquisa.
Atividades: Docência
Período de Atuação: desde 2004.
13 - Clóvis Ricardo Montenegro de Lima – doutor em administração
Principais Experiências Profissionais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT
Função: Pesquisador e docente
Atividades: Pesquisa e docência. Membro de Comitês.
Período de Atuação: desde 2010.
The British Council, TBC, Brasil
Função: Consultor
Atividades: Serviços técnicos especializados no programa “Brazil Health Support Programme”.
Período de Atuação: 1993.
Ministério da Saúde
Função: Consultor
Atividades: Consultor do Centro Nacional de Epidemiologia. Consultor Permanente do Programa Nacional de DST/AIDS. Treinamentos ministrado no Programa Nacional de Dst Aids e Oficina de Trabalho Macrogregional em Avaliação de Programas.
Período de Atuação: de 1995 a 1996.
Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS
Função: Gerente Geral de Integração com o SUS
Atividades: Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Setorial, Gerencia Geral de Integração Com o Sus
Período de Atuação: de 2000 a 2002.
FGV, UFSC, UFRJ e FACULDADE SÃO JOSÉ,
Função: Pesquisa, Docência, Coordenação e Diretor Acadêmico
Atividades: Elaboração e implantação dos Programas de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da universidade. Gestão de recursos humanos. Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação. Assessoria em questões educacionais em geral. Docência
Período de Atuação: desde 2000.
Secretarias de Saúde dos Municípios de São Paulo, Joinville e Santa Catarina
Função: Direção e administração
Atividades: Coordenadoria de ações regionais em saúde, treinamentos Coordenação da administração hospitalar.
Período de Atuação: Diverso entre 1997 e 2003.
14 - Simone Masruha Ribeiro - arqueóloga
Principais Experiências Profissionais
HABTEC Engenharia Ambiental
Função: Coordenadora de Projetos de Arqueologia e Analista Ambiental.
Atividades: Elaboração de estudos ambientais e implementação de programas e projetos relacionados a Licenciamentos Ambientais no setor de energia, destacando-se hidrelétricas e linhas de transmissão associadas, petróleo e derivados (empreendimentos terrestres e marítimos). Gestão de pessoas, equipes de trabalho em campo. Período de Atuação: Desde 2007.
15 - Alberto Daniel de Carvalho - engenheiro florestal
PÓS GRADUADO EM ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL – UFRJ
PÓS GRADUADO EM GESTÃO DO TERRITORIO E ANÁLISE AMBIENTAL – ENCE/IBGE
Sólida experiência em gestão ambiental
Sólida experiência em recuperação de áreas degradas
Sólida experiência em administração pública
Sólida experiência em gestão de Unidades de conservação
Sólido conhecimento em legislação ambiental ,florestal e de saneamento
Sólida experiência em políticas públicas na área ambiental, florestal e de saneamento
Sólidos conhecimentos do território fluminense
Na área pública ocupou diversos cargos:
Assessor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Coordenador de Projetos Secretaria de Assuntos Fundiários
Diretor de Desenvolvimento Florestal – IEF-RJ (em 3 gestões)
Superintendente de Tecnologias ambientais- Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
Assessor da presidência da FEEMA
Gerente de Licenciamento agropecuário e florestal do INEA-RJ
Superintendente Regional do INEA-RJ
Onde destacaM-se as seguintes responsabilidades:
Coordenador de projetos de assentamentos rurais RJ – 1984- 1987
Coordenador do programa de reflorestamento de encostas -RJ BIRD - 1991/94
Acompanhamento do programa de despoluição da Baía de Guanabara- 1999 -2001
Gerenciamento do Parque Estadual da Ilha Grande
Gestão ambiental pública como Superintendente regional do INEA-RJ.
Na área privada
Coordenador de projetos fundiários no nordeste brasileiro para INCRA – 1989 -1992
Responsável pela área ambiental e de articulação comunitária em 10 projetos Favela Bairro para o escritório Paulo Casé e Acioly arquitetura ltda. Prefeitura do Rio
Projetista e executor para empresa Agrossuisse serviços técnicos em projetos de recuperação de áreas degradas, reflorestamento, bioengenharia, produção florestale agroflorestal, regularização ambiental, análise ambiental, avaliação de imóveis e saneamento rural em diversos estados brasileiros.
Ex-Diretor IEF-RJ
Ex_Superintendente INEA
16 - José Nerson de Oliveira - articulador comunitário
Ex-presidente FAF-Rio, Ex-Vice-presidente FAFERJ , Pescador
17 - José Augusto Mattos -engenheiro florestal,
Especialista em gestão ambiental
Sólida experiência em Educação Ambiental.
Sólida experiência na coordenação de projetos socioambientais.
Experiência profissional:
COORDENADOR DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL DAS PCHs DE CAJÚ, SÃO SEBASTIÃO DO ALTO E SANTO ANTÔNIO.
contratante: Energisa
período: 2009 a 2012
CONSULTOR AMBIENTAL – GESTÃO AMBIENTAL DAS PCHs DE PIRAPETINGA E PEDRA DO GARRAFÃO.
contratante: Neoenergia
período: 2007 a 2014
RESPONSÁVEL TÉCNICO E SÓCIO DIRETOR
contratante: Rumo consultorias e serviços ambientais e florestais
período: desde janeiro de 2006
CHEFE DA DIVISÃO DE REFLORESTAMENTO
contratante: secretaria de meio ambiente e desenvolvimento urbano do estado do rio de janeiro - fundação instituto estadual de florestas
período: abril de 2001 a abril de 2006
ASSESSOR DE MEIO AMBIENTE
contratante: conselho regional de engenharia arquitetura e agronomia do estado do rio de janeiro – crea-RJ
período: abril de 1998 a dezembro de 1999
COORDENADOR EXECUTIVO DO PROJETO PNMA/PED “Pojeto de Recuperação Ambiental das Microbacias dos Rios Quimbira e Marimbondo nos Municípios de Cardoso Moreira e Italva RJ”
contratante: ministério do meio ambiente / secretaria de estado de meio ambeinte / prefeitura municipal de cardoso moreira
período: março de 1996 a junho de 1998
ENGENHEIRO FLORESTAL (RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS)
contratante: prefeitura municipal do rio de janeiro/secretaria de meio ambiente - coordenadoria de recuperação ambiental
período: julho de 1995 a março de 1996
COORDENADOR DO PROJETO “DEVELOPMENT OF SUSTAINABLE FARMING SYLTEMS ON MOUNTAINOUS, LOW FERTILITY GRAZING LAND IN SOUTH AMERICA” em parceria com a Universidade de Karlsruhe -Alemanha.
contratante: embrapa
período: janeiro a dezembro de1995
INSTRUTOR EM CURSOS DE TREINAMENTO EM COLHEITA DE SEMENTES
contratante: MMA/ IBAMA / UFRRJ / embrapa / prefeituras
período: desde dezembro de 1994
18 - Uiara Martins – geógrafa
Ex-Superintendente Ambiental Cia Docas RJ
19 - Patrícia Cardoso Saldanha - bióloga
Principais Experiências Profissionais
Construtora OAS
Função: Coordenação do setor de Meio Ambiente
Atividades: Elaboração de procedimentos/ documentos para obtenção de licenciamento/ supressão vegetal e acompanhamento dos processos, levantamento florístico, Implantação do Sistema de Gestão ambiental, desenvolvimento de soluções sustentáveis na implantação dos canteiros.
Período de Atuação: Desde 2011.
Consórcio Novo CENPES
Função: Coordenador de Meio Ambiente
Atividades: Assessorar a gerência nas questões ambientais e implementar o Sistema de Gestão Ambiental na Empresa conforme requisitos da ISO 14001. Controle de condicionantes. Acompanhamento do processo e execução de Supressão vegetal e Medida Compensatória. Implementação de projetos junto à comunidade. Desenvolvimento de eventos temáticos.
Função: Técnico de Meio Ambiente
Atividades: Implementação do Sistema de Gestão Ambiental. Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais, Monitoramento dos Requisitos Legais. Gestão de Resíduos. Organização de Eventos de Meio Ambiente, acompanhamento de auditorias internas e externas (PROGEFE). Participação na implementação do Programa de Desenvolvimento de Mão de Obra (PDMO),
20 - Vanda de Cassia Rodrigues Maia - bióloga
Principais Experiências Profissionais
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, JBRJ
Função: Bióloga
Atividades: Pesquisas sobre a Mata Atlântica, participação em projetos sócio ambientais.
Período de Atuação: Desde de 2001.
21 - Jose Claudio Carvalho Cordeiro - biólogo
Principais Experiências Profissionais
Fundação Instituto Estadual da pesca do rio de janeiro, FIPERJ
Função: Biólogo
Atividades: Pesquisa e coordenação de projetos para promoção de renda em colônia de pescadores na Baía de Guanabara e na bacia Amazônica. Implantação de projetos de cultivo de peixes e crustáceos no sudeste e norte do Brasil. Projetos de extensão de Tecnologia de Processamento de Produtos Pesqueiros.
Período de Atuação: De 2000 a 2007.
22 - Ronaldo Luiz Lepsch - engenheiro civil
Principais Experiências Profissionais
BIOFIBRA Ind. E Com. Ltda
Função: Diretor Técnico
Atividades: Diversos Projetos, Construção, Instalação, Operação e Monitoramento de ETE (Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários) Diversos Projetos, Construção, Instalação, Operação e Monitoramento de ETE (Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários) construídas em fibra de vidro e estruturas metálica, em tecnologia Anaeróbia, Aeróbia e Mistas.
Período de Atuação: Desde 1999.
PRORRECON ENGENHARIA AMBIENTAL LTDA
Função: Diretor Técnico
Atividades: Projetos e Construções de diversos Postos de Combustíveis, compreendendo suas Estruturas (em Concreto Armado como Metálicas) e Instalações Elétricas, Hidráulica, Sanitárias e Pluviais.
Período de Atuação: Desde 1999.
23 - Soraya Cavalieri - bióloga
Principais Experiências Profissionais
Enel Green Power
Função: Analista Ambiental Sênior
Atividades: Elaboração de procedimentos/ documentos para obtenção de licenciamento e acompanhamento dos processos. Implantação do Sistema de Gestão ambiental, Período de Atuação: Desde 2011.
Consórcio Novo CENPES
Função: Analista Ambiental
Atividades: Assessorar a gerência nas questões ambientais. Controle de condicionantes. Acompanhamento de processo de licenciamento ambiental. Implementação de projetos junto à comunidade.
Período de Atuação: De 2005 a 2010.