Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas






 No âmbito cultural

 

  • Produziu o primeiro evento Trem no Samba em 2004
  • Restaurou o acervo de obras de arte históricas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro;
  • Proponente o projeto de restauração da Casa do Bispo Rosário, orçada em carca de R$19 milhões) aprovado pelo PRONAC (Min. Da Cultura)
  • Restaurou o acervo de obras de arte históricas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
  • Organizou concursos literários cívicos, com destaque para os referentes ao Duque de Caxias e ao Dia da Independência;
  • Realizou o projeto:“Libertas QuaeSeraTamen”, peças teatrais no saguão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de autoria de Heloneida Stuard e produção de Vilma Dulcetti com Sueli Franco, José Dias, Caíque Botkay, Suzana Faini, Nelson Xavier, Léa Garcia e mais meninos das favelas cariocas no elenco, dentro da contrapartida social do projeto em 2002.
  • Restaurou o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, incluindo suas obras de arte, murais, painéis e da cúpula Plenário, incluindo o projeto de iluminação assinado por Peter Gastnner.
  • Restaurou o patrimônio histórico do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro, incluído o seu acervo de obras de arte, painéis, pinturas e murais do início do século.
  • Restaurou o patrimônio artístico cultural da Fazenda Aurora, de 1800, de propriedade da prefeitura municipal de Araruama, Estado do Rio de Janeiro, atual Museu de Arqueologia do município.
  • Promoveu concurso de Poesia, Contos e Letras de Música entre os 750 alunos formados pelo curso de Alfabetização de Jovens e Adultos ministrado pelo próprio instituto em 13 municípios do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho.
  • Participou do processo de planejamento para a restauração do prédio histórico onde se localiza a sede do Fluminense Footballl Club.
  • Aprovou no PRONAC – MinC o projeto de restauração da Casa do Bispo Rosário, na Colonia Juliano Moreira,  cidade do Rio de Janeiro. Projeto da ordem de R$20 milhões.
  • Convênio com a organização do Tratado de Amizade Brasil-Argentina, destinado a intercâmbio de programas culturais
  • Contratado pela Prefeitura de Maricá-RJ, concluiu no mês de novembro de 2013 o projeto de construção do centro cultural de Maricá, projetado pelo mestre Oscar Niemeyer e sua equipe, composto de complexo de aquário, centro de pesquisas marinhas, tores turística, arena ao ar livre, anfiteatro para 1.000 lugares e escola de formação e aprimoramento de pescadores, atividades a serem geridas pelo ISON.
  • Gestões para a instalação do Museu Internacional do Futebol em Nova York, projeto de Oscar Niemeyer cedido ao ex-atleta Pelé,  através de parceria entre empresário e a Liga de Futebol Americana.
  • Preparação de exposição fotográfica e maquetes sobre as obras de Oscar Niemeyer, em parceria com o fotógrafo e expositor Kadu Niemeyer e o Grupo Ser Educacional (Universidade Maurício de Nassau).

 

       No âmbito social

 

  • Seminário sobre a Síndrome Alcoolica Fetal SAF), através de palestras e seminários promovidos em conjunto com a Cruz Vermelha Brasileira.
  • Participação nos programas oficiais de combate a endemias, notadamente os vírus da dengue e zika.
  • Manutenção de escola para treinamento de idosos na iniciação no uso de equipamentos de informática.
  • Programa Observatório da Terceira Idade
  • Atleta cidadão – voltado à educação formal dos atletas em fase de profissionalização.

 

No âmbito ambiental:

 

  • Elaboração e execução do Programa sócio ambiental da Trusher Serviços de Coleta de Resíduos
  • Elaboração do Projeto de Equipamentos Ambientais para tratamento de esgoto sanitário e água residual oleosa da Empresa Ciber Equipamentos Rodoviários
  • Obtenção da Licença Ambiental da Empresa Ciber Equipamentos RodoviáriosPrograma de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde da Santa Casa da Misericórdia
  • Obtenção da Renovação da Licença Ambiental da Empresa Rasbritec Engenharia e Construção
  • Elaboração e execução do projeto de Educação Ambiental para o Dia Mundial da Água para a Diretoria de Educação Ambiental do Rio de Janeiro
  • Elaboração do projeto de projeto executivo para moradias e equipamentos urbanos ambientais para RPeotta/PROGEN Elaboração de Projeto de Ostreicultra Sustentável para pescadores da região de Gargaú, município de São Francisco de Itabapuana
  • Membro Conselho Técnico do Subcomitê para Despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ)
  • Membro do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Floresta da Tijuca (RJ)

 

  • Atividades realizadas sob a coordenação da Dra. Beatriz de Carvalho Penna e apoio do ISON / Instituto Walden - tempo, homem e natureza

10/2009 – Atual - Direção e Administração de Projetos, Centro de Treinamento em Tecnologias Sociais e Ambientais em Itamonte - MG.

Centro de Treinamento em Sustentabilidade Socioambiental: Coordenação executiva da instalação e obra do utilizando técnicas de bioconstrução: adobe, hiperadobe, telhado verde, painéis solares e banheiros compostáveis, separação de água cinza, entre outros.

Organização e realização de Cursos de Coleta de Sementes Florestais para viveirista, Curso de Construção em Superadobe e capacitação de lideranças no modelo autogestor da ONU com a Metodologia Teia da Vida, reconhecida como tecnologia social - FBB e UNESCO.

 

Coordenação técnica e gerência executiva de projetos:

Projeto Minas do Alto Rio Verde de preservação das nascentes, Convênio FHIDRO/SEMAD-MG, Nº do Convênio: 1.371.010.402.209. Objetivos: promover a recuperação e preservação de 25 nascentes em Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro; Sensibilizar a população urbana para a importância das áreas de preservação permanente e trabalhar o envolvimento dos estudantes e população na restauração de fontanários em cada cidade (2009-2010)

Projeto Valorização da Araucária - SEMAD - MG, Convênio nº 1371010401308. Objetivos: gerar conhecimento e estabelecer parcerias com proprietários em 12 municípios de remanescentes significativos de Mata de Araucária para sua conservação e reprodução de matrizes. Implantar um banco de plântulas in-situ e ex-situ das variedades encontradas; disseminar conhecimento sobre a espécie nas escolas da região. (2009-2010)

Projeto Amável - Mata Atlântica Sustentável - VOTORANTIM, Termo de parceria 06-22. Objetivos: Promover, de forma sustentável, a preservação e o repovoamento da floresta com a espécie Juçara, que corre risco de extinção;Gerar renda para a comunidade local e para proprietários que preservem a floresta e que estejam dispostos a repovoá-la com Juçara;Gerar sementes germinadas de Juçara para produção de mudas para reflorestamento com a instalação de viveiro florestal; Apoiar artesãos da região, os " Artesãos da Mata", para o desenvolvimento de uma identidade regional que incorpore produtos coletados na mata e da Juçara em seus trabalhos; e Levar informação para alunos e professores das escolas da região e mostrar na prática a possibilidade da sustentabilidade através do exemplo da palmeira Juçara. (2010-2011)

Projeto Tecendo Redes Vivas - SEBRAE, Convênio nº 0439/2010 - Projeto: 259. Objetivos: Criar Núcleos Autogestores de Desenvolvimento local em 4 comunidades rurais vulneráveis de Itamonte - MG, realizar cursos de tecnologias de baixo impacto e ambiental e melhoria de renda com instalação de Feira Agroecológica - Frutos da Terra. (2010-2011)

Projeto ÁguaFloresta - PETROBRAS AMBIENTAL, Convênio nº 6000.0054576.09.2. Objetivo: Estabelecer a gestão compartilhada para conservação do solo e da água na APA Municipal de Mesquita, bacia do rio Sarapuí por meio de um conjunto socialmente identificado de problemas, objetivos e soluções, gerando articulação comunitária em Núcleos Autogestores, organização de rede escolar de monitoramento de água e unidades demonstrativas rurais de conservação do solo e da água.

Projeto de Regularização Ambiental de Propriedades Rurais - Itamonte - MG - FUNBIO - MMA, Programa: Proteção da Mata Atlântica II - AFCoF II - CONTRATO Nº 044/2011. O Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” com apoio técnico pela Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ) e apoio financeiro pelo KfW Entwicklungsbank (Banco de Desenvolvimento da Alemanha. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o projeto visa contribuir para a proteção, o uso sustentável e a recuperação da Mata Atlântica, considerada um sumidouro de carbono de significância global para o clima e com relevante biodiversidade. (2011-atual)

 

 

No âmbito educacional

 

  • Projeto de implantação de escritórios-modelo em faculdades de Arquitetura, supervisionados por equipe que trabalhou com Oscar Niemeyer, visando a transmissão do método de trabalho de Oscar Niemeyer.
  • Cursos de pós graduação em arquitetura, em convênio com universidades brasileiras e estrangeiras, destacando-se as de Sukov (Russia), Toulouse (França) e Coimbra (Portugal).
  • Implantação, na futura sede do Instituto em Lisboa e em parceria com a Fundação Luso Brasileira, de central de ensino a distância e semipresencial para alunos dos países de língua portuguesa, notadamente os da África.
  • Criação de programa de estágios para universitários brasileiros na Europa e intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa europeias ou outros renomados centros acadêmicos.
  • Cursos de especialização em administração pública.